fbpx

Afetividade: Sentimento versus Emoção

Enjy Riad Danif

Todo ser humano é composto de sentimento e emoção. Todas as nossas ações no dia a dia envolvem o afeto. A vida afetiva é de grande importância para todos nós, visto que somos seres sociais e como tais estamos sempre nos relacionando como outras pessoas.

Você já pensou sobre o significado da palavra afeto? Afeto vem da palavra afetar. Quando eu gosto ou não de alguém eu sou afetado por ela de alguma maneira. Se eu gosto digo que a pessoa é meu afeto, se não gosto digo que ela é meu desafeto. Mas será que emoção e sentimento são sinônimos? Não. Por definição eles são opostos. A emoção é a expressão afetiva geralmente acompanhada de reações intensas e breves do organismo. Não é duradoura, portanto, passageira e difícil se controlar ou de se evitar as reações físicas que provoca para aliviar e/ou descarregar as nossas emoções, como por exemplo, o choro, o batimento cardíaco acelerado, o tremor das pernas, ou aquele “frio na barriga”.

A cultura reprime algumas reações, como “homem não chora”. Alguns exemplos de emoção: raiva, medo, ódio, tristeza, paixão, tristeza, entre outras. O sentimento por sua vez é mais duradouro que a emoção. Alguns exemplos, ternura, amizade e amor. Ambos são importantes e necessários para expressarmos nossa afetividade. Contudo é imprescindível controlar a emoção, para não agirmos impulsivamente, e depois nos arrepender.

Como você tem expressado sua afetividade? A Homeopatia pode te ajudar pois atua de modo integral na esfera mental/emocional/física.

Saiba mais. Estamos a disposição

Enjy Riad Danif
Mestre em Educação/UFMT – Psicóloga
Terapeuta Homeopata e acupunturista
Ministra o Curso de HOMEOPATIA desde 2001

+ Saúde
+ Alegria
= HOMEOPATIA

Faça sua Matrícula

Preencha o nosso formulário e aguarde o contato.

Valor da matrícula R$ 150,00 
Valor do curso 12 parcelas de R$ 590,00

Atendimento!